Quando se trata de DDS – Diálogos Diários de Segurança no Trabalho – uma das principais questões que se observa na circulação de e-mails e fóruns de discussão nos sites voltados à segurança do trabalho é: “Alguém tem um tema para eu trabalhar no DDS?”. Com base nesta repetida dúvida dos profissionais que trabalham nesta área, nasce este texto, com a intenção de refletir sobre onde podemos encontrar os melhores temas para se trabalhar no Diálogos Diários de Segurança no Trabalho.
É comum encontrarmos pessoas diante do computador navegando na internet em busca de temas e textos. Normalmente, atribuímos a qualidade do DDS à qualidade do texto. Mas será que é só isso mesmo? Será que uma simples leitura de um texto diante de um grupo de pessoas pode ser considerado um “DDS – Diálogo diário de segurança”?
A começar pelo próprio nome desta ferramenta, poderíamos deduzir que uma leitura – em que uma pessoa lê e o restante dos participantes ouve – não pode ser considerado um diálogo. Um diálogo pressupõe que no mínimo duas pessoas conversem ou debatam sobre tema/ assunto.
A escolha do tema não é algo tão simples quanto se costuma fazer. Um dos princípios da andragogia – parte da pedagogia que estuda o processo de ensino e aprendizagem de adultos – diz que os adultos só aprendem aquilo que eles têm necessidade e/ ou aquilo que terá uma aplicação prática na vida cotidiana.
O que normalmente ocorre na escolha do tema é que o instrutor ou condutor do DDS faz esta escolha baseado naquilo que ele acredita que será mais interessante ou tornará mais interessante a sua fala para o grupo. Aqui já reside uma das barreiras para que o DDS não tenha uma boa efetividade, pois o tema deve ser escolhido não com base no que o instrutor/ condutor quer transmitir, mas sim com base nas necessidades de aprendizagem dos participantes dos Diálogos Diários de Segurança no Trabalho.
A escolha do tema/ assunto é apenas um dos passos para a realização de um DDS de qualidade. Um bom processo de entrevista e coleta de informações com os próprios participantes costuma ser uma maneira eficaz de trazer temas que de fato agreguem ao público.
Apesar do DDS ser um momento que costuma ter uma curta duração, entre 5 e 15 minutos (recomendável), ele exige um mínimo de planejamento, de preparo, para que surta o resultado esperado: aprendizagem, ou seja, conhecimento adquirido e aplicado no dia a dia! Use estas dicas para escolher seu tema de seu DDS e um requisito bastante importante para gerar aprendizagem terá sido atendido.
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