Os comportamentos e a chegada do fim de ano

Vai chegando o fim de ano e algumas preocupações vão ganhando mais e mais espaço em nossas mentes. Como serão as confraternizações em um cenário de pandemia? Como estão as finanças para 2021? Será possível planejar as férias ou alguma viagem? E o planejamento para o Natal, como está?

Esses dilemas certamente estão presentes no dia a dia de todos os colaboradores da organização. Porém, em muitos casos, evitamos falar sobre o assunto para não tirar o foco do trabalho, das medidas de segurança e da rotina profissional.

Entretanto, não falar sobre determinados assuntos também pode gerar mais ansiedade e interferir no comportamento dos empregados. Afinal, quanto mais estudamos sobre comportamento humano, mais sabemos que ele não é resultado de escolhas individuais, mas sim, de um complexo ecossistema de ativadores que interferem e influenciam nas ações.

Você sabia que cerca de 90% do comportamento humano é resultado de reações automáticas das pessoas ao ambiente e ao meio social? Hoje vamos conhecer os principais ativadores de comportamento. É entendendo e atuando sobre esses fatores que conseguimos criar verdadeiras conexões com os colaboradores de uma empresa.

Ativador 1: Psicológico
Cada pessoa tem seu “mundo interno”, constituído por uma série de sentimentos, emoções, expectativas, anseios, desejos, crenças e valores. Para que esses fatores não interfiram negativamente na percepção de risco dentro da empresa, é fundamental que a gestão escute as pessoas, tenha um canal aberto de conversa e respeite cada um desses sentimentos.

Ativador 2: Fisiológico
Estar bem com o próprio corpo envolve uma grande variedade de ativadores, como a nossa relação com o sono, medicamentos, alimentação, álcool e drogas, doenças e limitações físicas. É importante que os gestores entendam que esses fatores podem sim refletir na segurança do dia a dia, sendo fundamental tomar atitudes como balanceamento nutricional no refeitório, controlar horas extras e estar por dentro de acompanhamentos voltados para a saúde.

Ativador 3: Cognitivo
Outro ativador extremamente importante é o cognitivo: o fator que reúne nossa bagagem de conhecimentos e habilidades formadas ao longo da vida. A formação escolar, treinamentos, experiências, entendimento de normas e outros campos são determinantes na maneira como um colaborador age ou deixa de agir. Para que o ativador cognitivo tenha melhor impacto nos cuidados com a segurança, é interessante que a gestão crie ações educativas, certificações e envolva os empregados em metodologias ativas em torno da construção de conhecimento.

Ativador 4: Social
Um dos principais – e se não o mais importante – ativador de comportamento é o social. Porém, em muitos casos, gestões ignoram o quanto o ambiente social interferem na forma como colaboradores seguem ou não os procedimentos de segurança. Para reduzir os riscos, é necessário ter uma estrutura organizacional bem formatada, autonomia para os profissionais da área de segurança, valorização do tema segurança e outras medidas que ajudam a tornar o ambiente mais aberto para o diálogo e para medidas preventivas.

Percebeu como são muitos os fatores que impactam o comportamento dos empregados dentro da empresa? Para produzir gestões cada vez mais positivas, é preciso estar ciente que esses ativadores não funcionam sozinhos: nossos comportamentos são guiados por uma série de variáveis.

Portanto, que tal aproveitar a época do ano para puxar conversas sobre as questões que realmente estão ocupando as mentes das pessoas? Proximidade gera entendimento. E entendimento gera a leveza necessária para aliviar a mente e dar atenção a uma rotina de trabalho mais segura, cuidadosa e responsável.