Ei, você conhece o conceito de Learning Teams?
Trata-se de um conceito relativamente novo, em que os autores enfatizam o poder que existe em criarmos “equipes de aprendizagem” ou times que aprendem juntos, com a finalidade de melhorar sua segurança, qualidade e excelência operacional.
Estas “equipes de aprendizagem” encorajam as organizações a obter diferentes perspectivas e ângulos para compreender um problema, em um contexto de grupo. O encontro de diferentes percepções num processo de aprendizagem em equipe demonstra que nenhuma pessoa sozinha tem o conhecimento necessário para solucionar problemas complexos.
E como funciona?
As equipes de aprendizagem funcionam a partir da facilitação (que exige habilidades específicas de quem conduz o processo) que envolve os trabalhadores para compreender e aprender com as oportunidades que são apresentadas pelo trabalho diário bem-sucedido.
Você pode aplicar o “learning teams” numa rotina diária, em eventos pontuais ou de forma periódica. Vamos abordar neste texto, em especial, como podemos aplicar este conceito na rotina diária de DDS, que é um espaço de agenda que existe em praticamente todas as organizações que levam a sério o cuidado com a vida.
Ah, quer ter mais informações sobre os demais formatos? É só consultar aqui: https://www.learningteamscommunity.com/
Os princípios do Learning Teams
Um dos autores e defensores desta prática é o Dr. Todd Conklin e ele apresenta 5 princípios que precisam sustentar o exercício dos times de aprendizagem. Conheça cada um deles:
1 – Compreendendo que o trabalho imaginado e o trabalho realizado fornecem o contexto
2 – Os grupos superam os indivíduos na identificação e resolução de problemas
3 – Os trabalhadores têm o melhor conhecimento e compreensão do problema
4 – Quanto mais esforço for colocado na compreensão do problema, melhores serão os resultados da solução
5 – A identificação, reflexão e resolução de problemas em grupo (tempo de imersão) impulsiona a aprendizagem e a melhoria.
O que os DDS’s tem a aprender com Learning Teams?
Tradicionalmente os DDS’s têm sido um espaço na agenda utilizados para “passar mensagens”, “mandar recados”, “fazer informações importantes chegar a todos da planta”, “compartilhar relatos de incidentes e ocorrências”. E, via de regra, isso é feito de forma unilateral em que o líder ou alguém que está à frente é o porta-voz da mensagem e os demais integrantes do time acabam assumindo uma posição passiva ao longo do processo.
Alguns podem até apresentar recursos mais interessantes visualmente – como vídeos ou uma demonstração – mas que ainda deixam os participantes sem grande possibilidade de interação e responsabilidade.
Ao contrário disso, o conceito de equipes de aprendizagem diária propõe uma mudança de visão sobre os objetivos desse momento de encontro diário, bem como uma mudança na postura de quem conduz o processo para que isso reflita em um momento em que possamos utilizar a sabedoria e o conhecimento de todas as pessoas que realizam os seus trabalhos rotineiramente, em favor de solucionar eventuais problemas ou potenciais problemas, bem como apreciar o trabalho bem-sucedido.
Resumindo:
Mais do que passar mensagens, informações, divulgar ocorrências e “o que deu de errado”, o DDS tem todo potencial para ser um espaço para que as pessoas possam compartilhar suas percepções sobre o que está dando certo e o que precisa ser aprimorado durante o desempenho de suas atividades.
E é o próprio grupo quem tem capacidade de identificar estes pontos e solucioná-los. Tudo isso se o facilitador tiver clareza dos propósitos deste momento e for devidamente capacitado para criar um espaço de confiança e gerar condições e consignas para que os participantes exerçam um papel ativo durante esse tempo de DDS. Facilitar um processo de aprendizagem parece algo “fácil” como o próprio nome já diz, mas exige estudo e experiência prática para que alguém se torne um verdadeiro facilitador.
Vem pra Orvalho.
A ORVALHO, Jornada dos Diálogos de Segurança da Unika, é um treinamento 100% online que está fundamentado nesses princípios para potencializar o seu DDS de modo que se transforme em uma oportunidade de aplicar o conceito de equipes de aprendizagem diária. Além de gerar oportunidade de compreender o papel do facilitador, trazendo técnicas inovadoras para aplicar no seu DDS.
Vamos trabalhar para que o nosso DDS seja mais do que um repasse de informações?