Indicadores Preventivos: por que são tão importantes?

Você já ouviu alguém dizer: “Olha, é melhor não comemorar quando a empresa alcança zero acidente porque sempre depois de uma comemoração tem um acidente. Será que é coisa do destino, da sorte (ou falta dela), ou ainda uma contingência diversas vezes ensaiada? Ou será que de verdade estamos sendo enganados pelos números?

 

Vamos desvendar este mistério!

 

O que ocorre é que na área de segurança acontece algo cruel: medimos aquilo que não queremos que aconteça, o acidente. E quando a nossa métrica é invertida, fica bastante difícil saber se estamos no caminho correto, pois não temos outros indicadores que nos apontem isso. Por isso, os indicadores preventivos são tão importantes.

 

Exemplificando: se por alguma razão um líder perde as metas de produção nos primeiros 15 dias do mês, ele sabe que terá outros 15 dias para tentar recuperar o que não produziu. Mas com o indicador usual de segurança – taxa de frequência de acidentes – não é isso que ocorre, se acontece um acidente no primeiro dia do mês, não há o que ele possa fazer para recuperar este indicador.

 

Portanto, quando comemoramos o zero acidente como um resultado alcançado, isso pode ter sido fruto de sorte, do acaso ou do trabalho das pessoas envolvidas, mas infelizmente este indicador não nos diz se nesta empresa o processo é seguro.
Os indicadores preventivos são construidos respeitando a cultura e características de cada organização justamente para tentar mensurar de maneira antecipada se de fato estão sendo tomadas todas as ações necessárias e da maneira adequada para evitar que os acidentes ocorram. Além disso, com tais indicadores, é possível reconhecer as pessoas que estão comprometidas com a segurança e celebrar os progressos e conquistas alcançadas.

 

Precisa de ajuda? Nós vamos adorar contribuir na construção dos indicadores preventivos da sua empresa.