Muito se fala sobre diálogo.
Na teoria, é a troca entre duas ou mais pessoas que buscam o entendimento de uma forma saudável e esclarecedora. Apesar de ter uma definição bem clara no dicionário, nem sempre alcançar um diálogo é fácil. Afinal, são muitas as armadilhas que podem transformar uma troca positiva em um discurso, uma batalha de argumentações e outros tipos de conversas que não têm como objetivo uma via de mão dupla.
Mas como conquistar uma troca positiva?
É sobre escutar.
Quando se tem uma escuta ativa, entendemos o outro de forma empática. Prestamos atenção aos detalhes e conseguimos silenciar a mente para evitar julgamentos, falas antecipadas e qualquer distração que tira o foco do que o outro está querendo expressar.
É sobre acolhimento.
Nem sempre um diálogo exige que seja alcançada uma solução. Em muitos casos, a outra pessoa só busca ser acolhida, ser entendida e ter sua vivência colocada em palavras. Acolher muitas vezes é apenas dizer: “você não está sozinho” ou “eu entendo você”.
É sobre uma via de mão dupla.
Importante destacar que um diálogo não é alcançado quando o outro é considerado um depósito de informações. Falar, falar e falar sem ter a mínima intenção de receber do outro é discursar. Com um diálogo, permitimos um fluxo leve e interessante de aprendizado, de escuta e de verdadeira conexão.
É sobre confiança.
Por ser uma troca que envolve confiança, o diálogo se torna uma das principais ferramentas de saúde mental. O simples fato de conversar com alguém que você confia ajuda a elaborar soluções para os problemas e a conquistar mais tranquilidade no dia a dia. Isso acontece porque as pessoas ao seu redor inspiram acolhimento, respeito e, acima de tudo, fazem você se sentir seguro para falar, compartilhar, soltar o que incomoda e organizar seus pensamentos.
Mas a pergunta é: será possível estabelecer diálogos tão positivos assim dentro do ambiente de trabalho?
Lugar de trabalho é sim lugar de diálogo. Quando contamos com líderes e gestores que acreditam nessa ferramenta, estabelecemos espaços de escuta que fazem toda a diferença na atmosfera corporativa, na saúde mental das equipes e no desenvolvimento pessoal.
Os DDS dentro das empresas são ferramentas que contribuem para a saúde mental. Quando guiados por facilitadores e líderes, são momentos dentro da rotina que possibilitam compartilhamentos sinceros de histórias, experiências e emoções.
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