Comportamento humano: O que você precisa saber para evitar acidentes do trabalho

Uma das constatações mais comuns após um processo de análise e investigação de ocorrências é a de que o comportamento humano é uma das causas dos acidentes de trabalho, o que faz com que as organizações voltem seus olhos aos indivíduos e invistam em treinamentos e abordagens comportamentais. No entanto, ainda hoje há muito equívoco sobre a compreensão do que é comportamento humano e como modificá-lo.

 

Um dos principais equívocos é justamente acreditar que quando a causa do acidente de trabalho é comportamental a responsabilidade se localiza somente sobre o indivíduo que sofreu o acidente. Afirmações como: “ele foi treinado, ele tinha anos de experiência, mas escolheu não utilizar a ferramenta adequada”, podem servir de ilustração sobre como o modelo mental dentro de algumas organizações ainda acredita que se o problema é o comportamento o que deve ser trabalhado é o acidentado, quase que numa tentativa de isenção de responsabilidade de qualquer outra esfera.

 

No entanto quando se recorre à ciência especializada neste assunto, a Psicologia, logo se percebe que o comportamento das pessoas é altamente influenciado por situações antecedentes à ação de alguém e pelas consequências que ela pode obter ou evitar agindo de determinada forma, veja exemplo abaixo:

 

Situação

Ação/ ato

Consequência

O que acontece antes ou junto à ação de uma pessoa

Aquilo
que a pessoa faz

O
que acontece com a pessoa depois da ação/ ato.


-As luvas são pequenas para mão dele


-Ele tem alergia ao material da luva


-Consegue ter um tato melhor sem luvas


-Sente-se incômodo ao trabalhar com luvas e ninguém está olhando

Um mecânico dentro da
oficina retira as luvas para manusear uma peça

– Tirando as luvas fica mais
confortável

– Evita ter processo
alérgico

– Realiza o trabalho com
mais precisão e menos tempo

– Sente-se mais confortável
para realizar o trabalho

SITUAÇÃO + AÇÃO + CONSEQUÊNCIA = COMPORTAMENTO

 

A questão é que o operador, naquele momento, influenciado por diversas situações e buscando as consequências positivas ou ganhos, não visualiza ou não dá a devida importância à possibilidade de que ocorra um acidente ou perda. Portanto, os contextos social e cultural possuem alta influência sobre o comportamento de alguém.

 

Observe ao seu redor e avalie: as pessoas tem o mesmo comportamento em todos os contextos/ ambientes? Imagino que você vai chegar a conclusão que não, e isso se deve ao fato de que ambientes diferentes requerem comportamentos diferentes das pessoas. E a verdade é que nós buscamos nos encaixar, ser aceitos, então vamos nos adaptando a estes ambientes.

 

Neste sentido, para atuar sobre o comportamento humano de segurança, é necessário que a empresa compreenda que deve estar atenta em como o contexto organizacional está influenciando, por meio de ações ou omissões, o comportamento de seus empregados. Uma empresa atua sobre o comportamento de segurança quando:

 

  • Define um planejamento estratégico de segurança que esteja alinhado aos objetivos do negócio;
  • Estabele metas de produção, qualidade, custo e segurança coerentes e alcançáveis;
  • Deixa clara a responsabilidade de cada um quanto à segurança do trabalho;
  • Ensina líderes e liderados a agirem com foco em segurança;
  • Capacita seus empregados e os corrige nos procedimentos de segurança;
  • Tem um sistema de gestão de segurança que direciona o comportamento dos empregados para que atuem com segurança;
  • Incentiva e reconhece os empregados que atuam e maneira preventiva em segurança;
  • Tem um sistema de consequências desenhado estrategicamente e que funciona bem na prática.

 

Estas são algumas das responsabilidades da empresa para criar um ambiente que estimule comportamentos humanos seguros de modo a evitar acidentes de trabalho, sempre abordando de maneira sistêmica e jamais olhando exclusivamente para tratativas que focam no acidentado.

 

Pense em como sua empresa tem investido sobre o comportamento em segurança e em quê precisa se adequar!