Quem é o profissional de segurança do futuro?

Quando falamos de futuro, também falamos no dia de hoje. Afinal, as mudanças estão acontecendo exatamente agora. Seguimos evoluindo nossas maneiras de pensar, nossas formas de trabalhar e os verdadeiros motivos pelos quais somos profissionais em constante evolução.

No segmento de segurança, a evolução também é intensa. É uma área bastante marcada pelo pensamento técnico, voltada para exatas, que exige cumprimento de legislação. 

Mas esse olhar precisa ser muito mais do que técnico.

Estamos falando de pessoas. De vidas. De cuidado com o outro.

Diante disso, profissionais de segurança perceberam com o tempo a necessidade de aprimorar as habilidades humanas que envolvem uma interação mais fluída com quem constrói, com quem executa, com quem planeja e com todas as outras áreas da empresa. 

Em um mundo complexo, vulnerável e em constante transformação, profissionais de segurança passaram a perceber a necessidade de preencher algumas lacunas com soft skills fundamentais para uma ação mais completa e relevante. Vamos conhecer essas competências?

Coerência

Um profissional de segurança deve agir de acordo com suas palavras e orientações. Afinal, suas atitudes são exemplos dentro do ambiente de trabalho. Coerência é fundamental para que os discursos estejam equilibrados com as ações, mostrando para o grupo o quanto é essencial priorizar a segurança dentro da empresa. 

Visão de segurança

Enxergar macro: essa é uma das características essenciais do profissional de segurança. Com um pensamento sistêmico, é possível visualizar os pequenos passos necessários para, aos poucos, evoluir a cultura de segurança dentro da empresa. Nenhuma mudança se faz do dia para a noite. É preciso entender o contexto e compreender o todo:

  • Como a segurança se relaciona com o tipo de negócio?
  • O processo produtivo está alinhado com o cuidado com as pessoas?
  • Como empresas do mesmo segmento lidam com isso?
  • A questão financeira da empresa favorece as medidas de segurança?

É conhecendo o processo inteiro e ampliando nossa visão de futuro que podemos fazer pequenas mudanças dia após dia. Uma cultura de segurança se constrói aos poucos e o importante é sempre visualizar o próximo lugar de chegada. 

Comunicação positiva

É tudo sobre uma boa comunicação. Quando você consegue transportar para palavras o desejo genuíno de melhorar a segurança dentro da empresa e de cuidar do outro, as pessoas ao seu redor também se tornam capazes de virar a chave e transformar seus próprios olhares. Uma comunicação positiva e empática gera boas perguntas e os primeiros passos para mudanças de atitude reais e fundamentais. 

Pensamento flexível

Por mais que a segurança envolva normas e leis, é preciso manter um pensamento flexível que contribui para a diminuição da rigidez. Podemos sim perceber que alguns caminhos devem ser mudados e que algumas decisões poderiam ter sido diferentes. É permitido escolher novas rotas e tomar decisões que saem do quadrado. 

Resiliência

O pensamento flexível está diretamente ligado à resiliência. Afinal, é sobre ter inteligência emocional para não deixar sentimentos dominarem as decisões e sobre ter a capacidade de voltar ao estado normal quando alguns processos saem do controle. 

Como levar essas competências para seu dia a dia?

A nova jornada da Unika convida você para trabalhar essas competências e desenvolver as habilidades essenciais do profissional de segurança do futuro. Um futuro que já está em atividade, afinal, as mudanças não esperam o amanhã para acontecer.

Na Jornada Raízes, você mergulha fundo nessas habilidades, conhece a realidade de outros profissionais de segurança e se torna apto para traçar seu próprio plano de transformação. Vamos juntos?

Acesse unikapsicologia.com.br/curso/raizes, adquira sua vaga até 23/4 e prepare-se para renovar os olhares da sua profissão.