São muitas as linhas de pensamento quando o assunto é segurança do trabalho. Isso porque não existe uma única abordagem, mas sim, uma série de possibilidades de aplicações que dependem muito de qual é a visão do profissional em relação ao seu próprio papel, à sua empresa, ao seu entendimento de futuro para a empresa.
Vamos falar sobre essas possibilidades.
O dia a dia de um profissional de segurança pode ser essencialmente guiado pela intenção de fiscalizar, seguir a legislação e, com isso, construir metas de redução de acidentes e proteção da empresa.
Além disso, o profissional também pode assumir uma abordagem de gestão: uma forma de trabalho que se importa com treinamentos, evolução e seguimento de regras que impactam diretamente na rotina da empresa.
Essa experiência também é ampliada quando o profissional de segurança assume um posicionamento mais educativo. Essa atuação vai além do ato de fiscalizar e propõe um modelo de trabalho mais reflexivo, consciente e didático. É um convite para toda a empresa passar a analisar as atitudes, comportamentos e possíveis mudanças que podem agregar positivamente aos resultados.
Uma outra visão é a macro: aquela que não se limita aos números, metas e legislações, mas sim, enxerga a segurança do trabalho como uma área estratégica e cultural da empresa. Nessa visão, o profissional valoriza as pessoas, pratica a escuta e entende que cada um – desde os níveis de gerência até o operacional – é responsável pela mudança, criação de novos hábitos e atitudes.
Qual a visão que estimula seu dia a dia?
A forma como você enxerga sua profissão reflete diretamente na sua maneira de conduzir sua rotina dentro da empresa.
Cada vez mais, o profissional de segurança do trabalho é cobrado por uma posição mais estratégica e por saber atuar em diferentes níveis hierárquicos. Para que sejam estabelecidas essas conexões, é preciso incluir opiniões da equipe na tomada de decisão e é fundamental saber ouvir e se manter antenado sobre tendências do contexto organizacional.
O que o futuro reserva?
“Se você só tem um martelo, você vê todos os problemas como pregos.”
A área de segurança do trabalho está em constante evolução, mas uma coisa é fato: é preciso ampliar nossa caixa de ferramentas. Ou seja: é sobre entender o que sua empresa disponibiliza, sobre ampliar seu olhar a respeito do assunto e sobre conhecer múltiplas abordagens. Só assim você poderá escolher qual delas mais se aplica à sua realidade e à sua cultura organizacional.
Na Jornada Raízes, a Unika convida você para ampliar sua visão sobre segurança do trabalho, engrandecendo as possibilidades do dia a dia de forma consciente e coerente.
Vamos falar mais sobre isso? Acesse unikapsicologia.com.br/curso/raizes e conheça todos os detalhes dessa Jornada.