1 – Qual foi o maior aprendizado após essa experiência e contato com a Unika?
“99% do meu aprendizado sobre comportamento foi adquirido pelo conhecimento da Karla. Tenho hoje uma visão de que é necessário ser exemplo para as pessoas. A liderança tem esse papel e precisamos influenciar positivamente as pessoas ao nosso redor, para agir de forma segura. Conversar com elas, explicar e usar de metodologias para firmar compromissos. Com isso, é possível mudar a cultura de segurança de uma empresa. É possível até mesmo, influenciar ou mudar a forma de como as pessoas pensam.”
2 – O que significa comportamento seguro?
“Cuidar de pessoas. Com ensinamentos, exemplos e conversas conseguimos agir, controlar e influenciar todos para um comportamento mais seguro. Enxergar isso possibilita tratar a causa de possíveis falhas, que podem ser um treinamento não adequado ou até mesmo entender alguns problemas psicológicos ou familiares que a pessoa pode estar enfrentando. Se existe um equipamento que não atende às normas, por exemplo, com maior conscientização e estímulo ao comportamento seguro, é possível evitar acidentes.”
3 – É possível aplicar todos os conhecimentos sobre o comportamento em outras áreas, como na vida pessoal?
“Carrego esses ensinamentos em todas as áreas da minha vida, pois acredito que não é só dentro da empresa que devemos agir de forma segura. Aqui em casa é um exemplo, faço constantemente uma abordagem de cuidado e de comportamento com a minha esposa, devido ao seu local de trabalho. Apesar de não aprendermos muito sobre isso nas escolas, acredito que por meio de conversas e de metodologias para pessoas adultas, é possível sim aprender sobre os cuidados com a vida. Temos o poder de influenciar as pessoas, por isso, compartilho esses meus aprendizados com amigos e familiares, para que eles possam também entender e agir de forma mais segura em suas atividades e locais de trabalho. E após compartilhar um pouco do que sei, recebo mensagens de agradecimento pelas dicas e me sinto grato por compartilhar os ensinamentos que tive.”