“Você está me ouvindo de verdade?”
A maioria de nós já ouviu ou fez essa pergunta em algum momento da vida. Isso porque é bastante comum não nos sentir compreendidos, seja porque o outro não dá a devida atenção às nossas falas ou porque a nossa resistência impede que façamos uma verdadeira imersão na conversa.
Em 2021, a Unika propõe que você insira a escuta ativa em suas metas do ano. Isso porque escutar de verdade faz toda a diferença na compreensão de comportamentos alheios e na criação de conexões verdadeiras com as pessoas ao seu redor.
Para conquistar essa meta, que tal aprender um pouco mais sobre essa tão desejada e eficaz escuta ativa?
A Teoria do U
O pesquisador Otto Sharmer do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets) mergulhou fundo no assunto e construiu a Teoria do U: uma reunião de conhecimentos que formam uma metodologia capaz de transformações profundas. De acordo com Otto, quando mudamos a nossa qualidade de atenção, podemos gerar mudanças efetivas e duradouras.
Afinal, como podemos ajudar a mudar um comportamento se não estamos ouvindo o suficiente para entender a realidade e a percepção do outro?
Para nos aprofundarmos nesse entendimento, é importante conhecer o conceito de presencing: uma palavra que mistura presence (presença) com sensing (sentindo). A partir disso, o pesquisador explica seu método usando como base o movimento da letra U. Uma escuta ativa depende de um primeiro passo: imersão no que se deseja transformar. Esse passo é representado pela descida da letra U. O segundo passo é o foco genuíno no que se quer imergir, quando nos encontramos no fundo da letra U. Por último, é unir o desejo de compreender com o entendimento para atuar criativamente em função de um novo futuro, ou seja, a subida da letra U.
Entendeu o movimento?
Tudo depende de um alinhamento profundo entre mente, coração e vontade, criando uma escuta sem julgamentos e com o objetivo de criar algo definitivamente novo.
Além disso, é interessante compreender que existem diferentes níveis de escuta. Quando sabemos as características desses níveis, fica mais fácil identificar como está sendo nossa escuta e como podemos melhorar.
Nível 1: Downloading
É quando ouvimos seguindo um ciclo de repetição. Escutamos o outro, mas ao mesmo tempo dividimos nossa mente confirmando opiniões e pré-julgamentos. São os famosos: “ele sempre age assim” e “até já sei o que ele vai falar.”
Nível 2: Escuta factual
A escuta factual é um pouco mais profunda, considerando que o ouvinte está aberto para notar diferenças entre o que ele e o outro pensam. Uma escuta que pode ser materializada no pensamento: “o que ele está dizendo é diferente do que eu acredito.”
Nível 3: Escuta empática
Quando nos aprofundamos ainda mais na escuta, chegamos em um nível empático que permite uma intenção real de entendimento. É quando se está disposto para estabelecer conexão, gerando pensamentos como “eu posso não estar familiarizado com esse pensamento, mas gostaria de conseguir entender como ele se sente em vez de julgar.”
Nível 4: Escuta Generativa
Por último, a escuta generativa é aquela profunda, presente e capaz de entender o outro a ponto de buscar possibilidades de transformações que fazem sentido para todos os envolvidos. É quando nos vemos criando pensamentos como: “eu entendi como é estar no lugar do outro e gostaria de construir em conjunto uma forma de melhorar esse comportamento.”
Vamos escutar de verdade?
Dizem que todo começo de ano pode ser um recomeço. Que tal usar esses novos ares para repensar a forma como você escuta, julga e ajuda a construir novos comportamentos? A Unika acredita que uma escuta ativa pode transformar relações, ampliar ideias e, principalmente, estabelecer conexões fortes e incríveis. Vamos aprender juntos a ouvir melhor?